Dadas as características rurais e montanhosas da região o local propicia qualquer actividade associada ao Turismo Natureza, nomeadamente caminhadas, visitas guiadas, Todo-o-Terreno, passeios de bicicleta, passeios guiados a cavalo entre outras actividades relaxantes.


Sugerimos um passeio pela emblemática aldeia de Montesinho, a cerca de 10 minutos de Rabal, pelo Parque Natural de Montesinho, a aldeia comunitária de Rio de Onor e outros percursos a explorar. Em época estival poderá também usufruir das praias fluviais do Azibo (Macedo de Cavaleiros), da Ponte do Sabor (Vinhais) e do Lago da Sanabria.


A aldeia de Rabal é abraçada pelo rio Sabor, considerado o último rio selvagem de Portugal devido à ausência de barragens ao longo dos mais de 120 km do seu percurso através de Trás-os-Montes, ao isolamento do seu vale e à grande diversidade de habitats naturais e espécies que aí ocorrem.

Sendo uma região de caça e pesca podem ainda beneficiar destas actividades durante a sua época, desde que acompanhados das devidas licenças e material, nomadamente montarias ao Javali, veado e lebre e a pesca da truta.

Para além de desfrutar da natureza poderá ainda aproveitar do dinamismo cultural da cidade de Bragança com o Teatro Municipal, os diversos museus da cidade dos quais destacamos o Museu Abade de Baçal, Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, Centro Ciência Viva e uma visita pela cidadela, com o seu castelo medieval e a Domus Municipalis, única na península ibérica, onde também estão instalados o Museu Militar e o Museu Ibérico da Máscara e do Traje.

Estamos disponíveis para esclarecer todas as dúvidas que lhe possam ocorrer e sugerir actividades, roteiros, eventos e locais a conhecer para que possa aproveitar ao máximo a sua visita.